Category: Memórias Sporting

Ainda se lembra de como era viver o Sporting Clube de Portugal ?

By Francisco Santos Ferro, 19 de Fevereiro de 2010 5:00
Benfica-Sporting 91-92

Benfica-Sporting 91-92

 

A mítica Nave de Alvalade

A mítica Nave de Alvalade

Benfica-Sporting 93-94

Benfica-Sporting 93-94

 

Deslocação jogo fora

Deslocação jogo fora

 

Alvalade 2002

Alvalade 2002

 

Hóquei - Nave de Alvalade

Hóquei - Nave de Alvalade

Porto-Sporting 93-94

Porto-Sporting 93-94

 

 

Real Madrid-Sporting 94-95

Real Madrid-Sporting 94-95

 

Sporting-Porto 94-95

Sporting-Porto 94-95

Para sempre 37 anos

By Francisco Leitão, 18 de Fevereiro de 2010 18:13

“Onde é que estavas no 25 de Abril?” A frase popularizou-se por graça televisiva, mas não deixa de ter um significado profundo. Para a geração que hoje está na casa dos 40/50 anos de idade, a data foi tão marcante que todos, ou quase, se recordam de onde estavam, com quem estavam e como viveram os acontecimentos.

Para quem não tem memória dessa data, por ser ainda muito novo ou nem sequer ter nascido – ou seja, aqueles que, como eu próprio, andam na casa dos 30 -, um outro acontecimento, uma outra data, foi tão significativo que justifica a pergunta.

Em 12 de Agosto de 1984, no Memorial Coliseum de Los Angeles, o Sportinguista Carlos Lopes, perante o olhar meio incrédulo do país, a muitos fusos horários de distância, conquistou finalmente aquilo que durante décadas parecera impossível – o ouro olímpico.

Todos recordamos, melhor ou pior, como vivemos a ocasião. Eu, por exemplo, estava de férias no Algarve. Com 7 anos, excepcionalmente fui autorizado a ficar acordado até de madrugada para assistir, e ainda me lembro de como tudo aquilo – a vitória, o hino, a bandeira – me pareceu quase irreal, de outro mundo, que não o do Portugal sempre aflito e derrotado que então éramos.

Culminando uma longa carreira de esforço, dedicação e devoção, Carlos Lopes, já um veterano com 37 anos de idade, alcançou a maior glória que um atleta do Sporting Clube de Portugal jamais experimentou, dando ao desporto português o seu maior feito de todos os tempos.

Ser Sporting é valorizar e estimar todo o universo do Clube. É ter amor a tudo o que é Sporting, compreendê-lo como um todo histórico-cultural, e perceber que, amputada de uma parte, a identidade da instituição deixa de ser a mesma.

Hoje, 18 de Fevereiro, o Grande Campeão Carlos Lopes cumpre 63 anos de idade. Aqui lhe prestamos homenagem, com os votos de que conte muitos mais aniversários. Mas, aos olhos de toda uma geração, ele terá para sempre os mesmos 37 anos.

Panorama Theme by Themocracy